• Josely Chiarella

Socialab: plataforma de compartilhamento de reagentes para pesquisadores brasileiros

Ideias criativas em momentos de crise dão bons frutos. Esse é o caso da plataforma Socialab que acabou de ir para o ar na sua versão beta. Idealizada pelo Prof. Lucio de Freitas - ICB/USP a plataforma resolve uma dor muito atual dada a escassez de recursos. Não é raro que projetos de pesquisa fiquem parados em alguns laboratórios por falta de reagentes que sobram em outros laboratórios.

Agora os pesquisadores tem como procurar facilmente em todo o Brasil se o reagente está disponível e consultar o laboratório para possível envio. A plataforma Socialab indica os 3 laboratórios mais próximos que tem o reagente procurado e disponibiliza o contato para que o acordo do envio possa ocorrer. Às vezes o reagentes que alguém procura está no laboratório ao lado, o Socialab facilita a busca e proporciona otimização do uso dos reagentes já adquiridos.

A plataforma é de trocas, só tem acesso à busca quem disponibiliza seus reagentes também. Apenas pesquisadores podem fazer parte da plataforma. Uma validação pelo currículo Lattes é obrigatória. As adesões de laboratórios de todo o Brasil estão crescendo em ritmo acelerado nesta fase beta.

Além de reagentes será possível também fazer uma busca por células.

A Progressa tem muito orgulho de apoiar o Socialab desde a ideação.

O Socialab não se limita a realizar trocas, algumas vezes doações, sorteios e outras atividades também ocorrem na plataforma e muito mais está por vir.

Quer fazer parte? Inscreva-se em www.socialab.com.br.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
+5511968631333